Sabe aquela sensação de estar preso no trânsito e de repente toca aquela música que muda completamente seu humor? Ou quando você está arrumando a casa e precisa daquela playlist animada pra dar aquele gás extra? A música tem esse poder mágico na nossa vida, né? E hoje em dia, tudo isso cabe no nosso bolso, graças aos aplicativos de música.
No meu dia a dia, sinceramente, não vivo sem meu aplicativo de música favorito. Afinal, seja pra me concentrar no trabalho, relaxar depois de um dia cansativo ou animar uma reunião com amigos, ele está sempre comigo. Na verdade, é como ter uma banda particular que toca exatamente o que você quer ouvir, na hora que quiser!
Os Melhores Aplicativos de Música Para Todos os Gostos
Olha, tem tanta opção por aí que às vezes a gente fica até perdido, não é mesmo? Portanto, vamos dar uma olhada nas principais opções. Alguns são de graça, outros funcionam sem internet, e além disso, tem aqueles feitos especialmente para certos tipos de celular. Consequentemente, você poderá encontrar o que combina mais com seu jeito.
Spotify: O Queridinho de Muita Gente
O Spotify virou meio que uma febre mundial. É um daqueles aplicativos de música que todo mundo conhece. Inclusive, já reparou como nas festas sempre tem alguém responsável pelo Spotify?
O que eu gosto:
- As recomendações são bem certeiras! Parece que o app lê nossos pensamentos
- Além disso, tem playlist pra absolutamente tudo (até pra tomar banho, acredita?)
- Adicionalmente, dá pra baixar as músicas e ouvir no metrô ou no avião (no plano pago)
- Por fim, além de músicas, tem podcasts sobre qualquer assunto
O que poderia melhorar:
- Por um lado, na versão gratuita, aqueles anúncios aparecem nas piores horas
- Por outro lado, às vezes procuro uma música específica e não acho
Se você detesta propagandas (como eu), vale pensar em aplicativos de música como o Spotify Premium. Entretanto, custa uns R$19,90 por mês para estudantes e R$34,90 no plano normal. Não é barato, mas também não é um absurdo pelo tanto que se usa.
YouTube Music: Mais do que Só Vídeos
Confesso que demorei pra dar uma chance pro YouTube Music, mas me surpreendi! É um aplicativo de música que cresceu bastante nos últimos anos.
Por que experimentar:
- Primeiramente, se você já usa o YouTube normal, a integração é bem legal
- Em segundo lugar, tem muita coisa que só encontro lá, como shows completos
- Além do mais, aquelas versões ao vivo exclusivas que a gente ama
- Da mesma forma, também dá pra baixar e ouvir sem internet (no plano pago)
Uma coisa bacana é que quando não acho uma música na versão oficial, no entanto, quase sempre tem algum cover legal ou versão alternativa por lá.
Deezer: O Francês que Conquistou o Brasil
O Deezer é outro aplicativo de música grátis que tem uma base de fãs bem fiel. Entre meus amigos, portanto, tem uma turma que não troca o Deezer por nada!
O que se destaca:
- Inicialmente, o “Fluxo” é viciante! É uma playlist infinita que parece conhecer seu gosto
- Em seguida, o som é muito bom, principalmente na versão HiFi
- Posteriormente, você nota como é bem fácil de usar, nada complicado
- Finalmente, as letras das músicas aparecem na tela, ótimo pra quem gosta de cantar junto
Outra vantagem é que, diferente de alguns concorrentes, o Deezer foi um dos primeiros a chegar no Brasil e, como resultado, tem um catálogo bem adaptado ao nosso gosto.
Apple Music: Para os Fãs da Maçã
Tenho amigos que são totalmente time Apple e não abrem mão do Apple Music. Assim sendo, se você tem iPhone, esse aplicativo de música para iPhone se encaixa como uma luva no seu aparelho.
O que tem de bom:
- Em primeiro lugar, funciona perfeitamente com todos os aparelhos Apple
- Ademais, as rádios ao vivo são muito bem produzidas
- Do mesmo modo, tem praticamente qualquer música que você pensar
- Aliás, o áudio espacial dá uma experiência diferente com fones bons
Embora seja mais conhecido como um aplicativo de música para iPhone, também funciona em celulares Android, o que achei uma surpresa legal.
Amazon Music: Bônus para Quem Já Tem Prime
Você já assina Amazon Prime pra receber compras rápido ou assistir filmes? Então já tem acesso ao Amazon Music! No entanto, muita gente nem sabe dessa vantagem.
Vale a pena por:
- Antes de mais nada, já vem incluído na assinatura do Amazon Prime
- Igualmente importante, tem uma versão Unlimited com muito mais músicas
- Assim como, o som em HD não custa extra (no Unlimited)
- Para completar, funciona bem com as caixinhas Echo, é só pedir pra Alexa
A versão básica tem “só” 2 milhões de músicas (o que já é muita coisa!), contudo, o Unlimited passa de 90 milhões. Dependendo do seu gosto musical, a versão básica já pode ser suficiente.

Aplicativo de Música Sem Internet: Para Quando a Conexão Falha
Quem nunca ficou na mão quando o 4G some ou o Wi-Fi cai? Pois é, já passei por isso várias vezes em viagens. Por isso, é bom ter um bom aplicativo de música sem internet.
Poweramp: O Coringa dos Players Offline
O Poweramp é um clássico aplicativo de música android que muita gente ainda usa. Ele não precisa de internet porque, obviamente, toca as músicas que você já baixou.
Por que ainda uso às vezes:
- Primordialmente, o equalizador é dos melhores que já vi, dá pra ajustar tudo
- Sem dúvida, toca qualquer formato de música sem reclamar
- Outro ponto positivo é que dá pra personalizar a aparência do jeito que você quiser
- Sem contar que tem zero dependência de internet, perfeito pra viagens
Ele é ótimo pra quem ainda tem aquela coleção antiga de MP3 ou, alternativamente, baixa músicas para ouvir offline.
BlackPlayer: Simples, Bonito e Funcional
Outro aplicativo de música sem internet que merece destaque é o BlackPlayer. Ele tem um visual mais moderno e, ao mesmo tempo, é bem leve.
O que me agrada:
- De início, o visual escuro poupa bateria e é bonito
- Para continuar, não pesa no celular, mesmo em aparelhos mais antigos
- Simultaneamente, organiza as músicas de um jeito que facilita encontrar o que você quer
- Por último, tem widgets pra colocar na tela inicial do celular
Tem uma versão gratuita e outra paga com mais recursos. Uso a versão gratuita há anos e, mesmo assim, nunca senti falta de nada.
Aplicativo de Música Grátis: Economia sem Perder Qualidade
Nem sempre dá pra gastar com assinaturas todo mês, né? Eu mesmo já passei por períodos apertados e, por conseguinte, sei como é importante ter boas opções de aplicativo de música grátis.
SoundCloud: Um Mundo de Descobertas
O SoundCloud é meio diferente dos outros. Qualquer pessoa pode postar suas músicas lá, então você encontra desde artistas famosos até, inclusive, seu vizinho que está começando a carreira musical.
O que faz valer a pena:
- Constantemente descubro artistas novos que não encontraria em outro lugar
- Além do mais, dá pra comentar em momentos específicos das músicas (tipo “nossa, esse solo aos 2:15 é incrível!”)
- Da mesma maneira, é fácil compartilhar músicas com amigos
- Para minha surpresa, a versão gratuita é bem completa, não fica empurrando a versão paga o tempo todo
Se você curte músicas diferentes e não tem medo de experimentar novos sons, certamente vai adorar passar horas explorando o SoundCloud.
Shazam: O Salvador dos Esquecidos
Tecnicamente o Shazam não é um player de música, entretanto, é um app que todo amante de música deveria ter. Quantas vezes você já ouviu uma música legal em algum lugar e não fazia ideia de qual era?
Como ele me salva:
- A princípio, é só ligar o app e ele “escuta” a música tocando
- Logo depois, em segundos ele diz qual é a música, o artista e o álbum
- Em seguida, você pode abrir direto em outros aplicativos de música
- Acima de tudo, guarda um histórico de tudo que você identificou
O melhor de tudo? É totalmente de graça! Uso muito em bares, lojas e até, coincidentemente, quando toca algo legal em comerciais de TV.
Como Escolher o Melhor Aplicativo de Música Para Você
Com tanta opção, como saber qual aplicativo de música vai te atender melhor? Eu mesmo já troquei várias vezes até encontrar o ideal pro meu dia a dia. Portanto, pensa nestas perguntas:
- Você prefere descobrir músicas novas ou ouvir sempre as mesmas? Se gosta de novidades, certamente os serviços de streaming são imbatíveis. Por outro lado, se tem sua playlist do coração que nunca muda, talvez um player offline seja suficiente.
- Quanto você pode gastar por mês? Tem ótimos aplicativos de música grátis, todavia, se os anúncios te incomodam muito, vale pensar num plano pago.
- Que celular você usa? Alguns apps funcionam melhor em iPhone, ao passo que outros são melhores em Android. O sistema do seu celular faz diferença na experiência.
- Você passa muito tempo sem internet? Se sim, evidentemente precisa de um aplicativo de música sem internet ou pelo menos um que permita baixar as músicas para ouvir offline.
- Além do celular, onde mais você ouve música? No computador? Na smart TV? No carro? Consequentemente, alguns serviços funcionam melhor em múltiplos aparelhos.
Quando mudei de emprego e passei a pegar metrô todos os dias, percebi que precisava de um app que funcionasse bem offline. Foi quando, a partir daí, comecei a dar mais valor para esse recurso. Suas necessidades também podem mudar com o tempo!
Baixe os aplicativos em fontes confiáveis para Android e Iphone.
Como os Aplicativos de Música Mudaram Nossa Relação com a Música
Para quem, como eu, cresceu na época dos CDs e depois passou pelo MP3, é incrível pensar na transformação que vivemos. Lembra quando a gente tinha que escolher quais 15-20 músicas levar no discman ou no MP3 player? Hoje em dia, carregamos milhões de opções no bolso!
Esta mudança revolucionou não só como ouvimos música, mas também, paralelamente, como os artistas trabalham. Hoje em dia, um cantor iniciante do interior pode fazer sucesso mundial sem precisar de uma grande gravadora. Isso é fantástico!
Os algoritmos também mudaram tudo. Antes dependíamos do rádio ou de amigos para conhecer músicas novas. Agora, contrariamente, temos sugestões personalizadas baseadas no nosso próprio gosto. Confesso que já me assustei com a precisão dessas recomendações – “como esse app sabia que eu ia gostar disso?!”
E você já reparou como é estranho quando estamos sem o aplicativo de música habitual? É quase como sentir falta de um amigo! A música virou nossa companheira constante, seja no trabalho, academia, ônibus ou em casa.
Vai um Resumão?
- Os apps de streaming como Spotify e YouTube Music dominam o mercado hoje em dia
- Existem boas opções de aplicativos de música grátis se você não se importar com alguns anúncios
- Os players offline continuam sendo úteis, principalmente para quem tem pouca internet
- A escolha do app ideal depende muito do seu dia a dia e dos aparelhos que você usa
- A qualidade do som varia bastante entre os serviços, com alguns oferecendo áudio HD
- Recursos como recomendações personalizadas fazem toda diferença na experiência
- Quase todos os serviços pagos deixam você testar de graça por um período
- Vale a pena experimentar diferentes apps antes de decidir qual assinar
Um bom aplicativo de música pode transformar momentos comuns em experiências especiais. Aquela playlist perfeita na hora do treino dá um ânimo extra. A música certa no momento certo faz toda diferença, não acha?
Já experimentei quase todos dessa lista em diferentes momentos. Hoje em dia, tenho dois favoritos: um para quando estou com internet e outro para as situações offline. É como ter o melhor dos dois mundos!
E você, qual aplicativo de música usa atualmente? Está satisfeito ou, talvez, pensa em testar alguma outra opção? A música é algo muito pessoal, e a forma como a consumimos também deve ser.
Ah, e se você encontrar aquele aplicativo perfeito que parece entender exatamente seu gosto musical, não hesite em recomendar para os amigos. Acima de tudo, boas descobertas musicais merecem ser compartilhadas!